Violino

O Violino é um instrumento de cordas friccionadas, é o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família. É um instrumento que frequentemente nos desperta a curiosidade, tanto por sua inquestionável beleza como por sua versatilidade, o violino é indicado para todas as idades e gostos. Visando sempre o bem estar de cada aluno e observando sua evolução individual. O curso utiliza-se de diversos métodos de técnica tais como Sevcik, Flesch, Avramov, Curci e Suzuky, entre outros. O desenvolvimento do repertório varia de acordo com o nível e gosto de cada aluno. Visa o aprimoramento a percepção musical e rítmica, leitura de partituras, técnicas de arco, mudança de posição, técnicas de mão direita e esquerda. É fundamental ao curso a participação do aluno em recitais programados, atuando tanto como solista como com outros instrumentistas (música de câmara).

 

 

Professores

Ronaldo Mariani

Iniciou seus estudos de violino em 1995 com Maria Vassileva (Bulgária). Em 2007, formou-se Bacharel em Violino pela Universidade de São Paulo (USP), onde estudou com Evgenia Maria Popova (Bulgária) e Constanza Almeida Prado. Foi aluno também de Yuriy Rakevitch (Rússia), solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Fez parte de diversas orquestras renomadas nacionalmente, entre as quais, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, sob regência de Marcelo Stasi Orquestra de Câmera de Cordas Laetare, sob regência de Muriel Waldman, Orquestra de Câmera da USP, regência de Gil Jardim.Atualmente integra a Orquestra de Câmera Paulista, sob regência do Maestro Branco Bernardes, e é também integrante da Camerata Vassileva desde sua fundação (1995), desempenhando funções de solista, arranjador, regente e compositor, sob regência da Maestrina Maria Vassileva.

 

John Wang

Nasceu em Taiwan, na China, iniciou seus estudos musicais com seu pai (Prof. -Violinista, fundador do Primeiro Piano Quinteto, Mestrado em Inglês) quatro anos no violino e aos 13 anos no piano com sua mãe (prof.-Pianista, cantora Lírica, e Afinador Prof.). Sua primeira atuação como violinista diante do Imperador foi com sete anos, e a primeira gravação como solista foi com 10 anos, tocando o concerto para violino e orquestra em La menor de J.S.Bach. Conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional NHK da Musica Erudita no ano anterior. Apresentou-se como solista com os Maestros Carlos Vilo, L. Zaran, Daniel Abraham, Maestrina Silvia Luisada; e em festivais internacionais com as pianistas Marta Zarsmann, David Wang, Elisabete Liang, Eny Jao, Debora Chen, Elizabeth Wang, Grace Chu, foi instrutor de orquestra, regente coral, professor superior de violino e regente assistente de orquestras sinfônicas para a juventude em vários países. Formou-se professor superior de violino e piano, aperfeiçoando-se em violino na UNA e IUNA, qualificando-se para o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica Professional da UCA da Argentina. (Obteve varias Bolsas nas Asia, Europa, e América : Japão, Bélgica, Italia, USA, etc. – Foi convidado especial para desempenhar como Iº violinista de várias Orq. de Mercosul, Orq. Argen-Francesa, Orquestra Sinfonica Radio Nacional Argentina, Orquestra de Camara dos Solistas de Buenos Aires, Orquestra da Universidade de São Paulo (como Bolsista Professional), Orq. de Camara de Temperley Arg., Orq. Camara da Uni. S. Zoku, e da Uni. C. Sai Jap., Orq. Sinf. Py., Orq. Sinf. Ttr. Muni. Py., Orq. Camara e o Prof. de Violino da INSA (Inst. Superior Arg.) Realizou no Japão, curso especial de música de câmara erudita na U.S.Z. e U.Int. no Tókio – Yokohama.) Formando-se também como Professor de Educação Musical e Professor de Educação Teológico para desempenhar os cargos de Regente Coral, Pedagogo, e Palestrante dos cultos de hinos na Igreja TJC (1993~2012). Seminário da Extensão Universitária com Doutores: Violin – Piano na Univ. Fed. do Paraná, e “Música em Mídia” na USP do S Paulo. Fundou um Quarteto de Cordas, que com exclusividade (firmado pela Te Le Fe) acompanhou o famoso cantor internacional Ricky Martin durante três anos consecutivo na Bs. As., Argentina, e Gravando CD com o trio (como fundador do Trio e arranjador exclusivo) que acompanhou um show com o cantor nipo-brasileiro Joe Hirata na Sala Cidade S Paulo., Brasil. Fez aperfeiçoamento como concertista e educador, com os Maestros, Doutores, e Professores famosos como: Kubota Riozuke (Jap), Paul Torres, Symzia Bajour (Pola-Ruso), Hiromi Yuki, Maria Criscouro (Alm), Débora Espora, Alberto Varady (Ity), Julio Graña, Faty Sanches, Paulo Bosicio, Marco Dorrim, Rob. Tuvaro (Esp), entre outros. É desde 2011 Spalla da Orquestra Filarmônica Santo Amaro (OFISA) , atua como professor de violino particular, primeiro violino do Quarteto de Cordas Preludio da OFISA., e Piano Trio Ofisa.

 

Luiz Augusto Leite

Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos na Escola Suíço Brasileira onde estudou flauta doce, flauta transversal e violão. Aos 14 anos teve seu primeiro contato com violino e com 17 anos iniciou aulas regulares com o Professor Ronaldo Mariani. Em 2012 foi encaminhado para professora Maria Vassileva com quem estuda atualmente violino, piano,composição e teoria musical.Em 2008 foi estagiário da Escola Viva onde auxiliou aulas de música para crianças do jardim de infância ao ensino fundamental 1 e 2. No ano de 2009 foi integrante da Orquestra de Câmara da USP (OCAM) sob a Batuta de Gil Jardim e participação de Leo Brouwer. Atualmente é membro da Camareta Vassileva onde atua também como regente e solista. Também se apresentou como solista a frente da Orquestra Filarmonica de Santo Amaro. Também é aluno de Composição do Departamento de Música da USP. (veja alguns vídeos deste professor – BruchJazz)

 


 Ligue e agende sua aula!
+55 (11) 55429079